paradox of choice

Mais uma animação muito bacana da RSAnimated. Esta é uma palestra da Renata Salecl, teórica eslovena, sobre o tão falado “paradoxo da escolha”, abordando principalmente a questão do poder individual de escolha associado à mudança social.

Para ela, o paradoxo da escolha provoca ansiedade nas pessoas por 3 motivos: a escolha é feita geralmente em cima do que os outros escolhem (tornando a escolha um processo social), a escolha é em feita em cima de uma opção idealizada (gerando facilmente um sentimento de insatisfação) e a escolha sempre involve perda.

Achei bem interessante quando ela fala em “the belief in belief “, que também tem a ver com o conceito de espiral do silêncio, sobre a tendência das pessoas acreditarem na opinião da maioria, ou de um outro idealizado, sem grandes quetionamentos. Para ela, o fato do capitalimo se apoiar na conquista individual aliada ao poder de escolha acaba por dificultar uma real mudança social. Mas quando ela diz que hoje em dia existe pouco (ou uma falta de) mudança social, e me pergunto: Será?

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: